Levantamento do Instituto Data AZ realizado em Teresina entre os dias 20 e 25 de abril de 2026 aponta avanço do ex-prefeito Joel Rodrigues (Progressistas) no cenário eleitoral e redução da diferença em relação ao governador Rafael Fonteles (PT), que ainda aparece na liderança da disputa.
No cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Rafael Fonteles registra 49,50% das intenções de voto. Já Joel Rodrigues aparece com 35,50%, demonstrando crescimento em relação a levantamentos anteriores e consolidação de seu nome no início da pré-campanha.
Lançado há cerca de um mês na disputa, Joel tem intensificado agendas pelo estado e ampliado sua presença política, segundo avaliação do próprio desempenho em pesquisas recentes.
Rejeição chama atenção no levantamento
Um dos pontos de destaque da pesquisa está no índice de rejeição dos pré-candidatos. Rafael Fonteles aparece com 19%, enquanto Joel Rodrigues registra 9%, menos da metade do percentual atribuído ao governador.
O dado indica diferença relevante na resistência do eleitorado aos dois principais nomes avaliados no levantamento.
Outros cenários
No confronto direto entre Rafael Fonteles e Joel Rodrigues, o governador aparece com 53,63% contra 34,38% do ex-prefeito.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor cita livremente seu candidato, Rafael tem 25,38%, enquanto Joel aparece com 14,63%. Neste cenário, os indecisos chegam a quase 60%.
Metodologia
A pesquisa ouviu 800 eleitores em Teresina, abrangendo bairros das zonas Norte, Sul, Leste, Sudeste e zona rural, sendo 751 entrevistas na área urbana e 49 na rural.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números BR-03509/2026 e PI-04243/2026.