Desembargador Erivan Lopes toma posse como novo presidente do TRE-PI

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Piauí,  o desembargador Erivan Lopes, disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6), na nova Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), que já foi nomeada uma comissão de propaganda eleitoral para atuar durante 24 horas para julgar todos os pedidos que surgirem sobre o pleito eleitoral como notícias falsas.

O Desembargador Erivan disse que no momento não pode haver pedido explícito de votos. "Mas a divulgação de plataforma de governo, de proposta e mostrar o que já fez no passado, isso é absolutamente possível. Mas se houver qualquer tipo de abuso, a Justiça Eleitoral do Piauí vai apreciar", disse.

Sobre urna eletrônica, o presidente ressaltou que o assunto foi tema de debate nacional, as urnas não são interligadas em rede mundial e fazem a captação de votos, são fiscalizadas pelo MP e pelos partidos políticos.

O Desembargador explicou que o TRE vai seguir o norte que tem sido definido pelo TSE tanto na gestão passada quanto na atual. A Justiça Eleitoral  vai dar um espaço maior para o enfrentamento e combate à fake News, o mal maior das recentes eleições.

O Desembargador afirmou que a Justiça Eleitoral do Brasil, do ponto de vista tecnológico,  é a mais aparelhada para o enfrentamento dessas questões e disse que o TRE Piauí está preparado para enfrentar desafios e conduzir processo eleitoral desde o alistamento eleitoral até a diplomação dos candidatos.