O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (10) que o país precisa ter "tranquilidade política" nas eleições e que o sistema eleitoral é confiável.
Lira fez um discurso durante uma conferência sobre o Brasil e a economia mundial organizada pelo banco BTG.
O presidente da Câmara afirmou ainda que as instituições do país são "fortíssimas".
"Eu fui eleito nesse sistema durante seis eleições e não posso dizer que esse sistema não funciona. O sistema é confiável. Precisa de ajustes? Precisa. Mas é importante que nós tenhamos tranquilidade política no pleito, e nós haveremos de ter. Como eu disse no início da nossa fala, as instituições brasileiras são fortíssimas, elas funcionam plenamente", disse o presidente da Câmara.
A fala de Lira ocorre em meio a um momento em que o presidente Jair Bolsonaro e alguns aliados tentam levantar dúvidas sobre as urnas eletrônicas.
O próprio Bolsonaro já disse que não tem provas para suspeitar da confiabilidade do sistema eleitoral, e especialistas e autoridades ressaltam que as urnas são seguras e auditáveis. Mesmo assim, a estratégia do presidente de tentar gerar desconfiança permanece.
No pronunciamento, Lira ainda disse que partidos e políticos de centro, na opinião dele, têm feito uma “moderação nacional” e assumiram “uma responsabilidade muito forte no equilíbrio dos extremos, na polarização política e nas dificuldades de convivência”.