Os partidos políticos estarão liberados a partir do dia 20 de julho para realizar as convenções partidárias e confirmar os pré-candidatos que vão disputar o governo, Câmara Federal e Senado em 2022.
Conforme a Lei da Reforma Política (Nº 13.165/2015) estabelece, os eventos podem realizados a partir do dia 29 até o dia 05 de agosto deste ano. O primeiro turno das eleições estaduais de 2022 será em 2 de outubro e o segundo, se houver, está previsto para o dia 30.
No dia 22 de julho acontecerá a convenção do PL. O partido quer a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento e articula uma agenda com o pré-candidato em Teresina.
A convenção da federação PT, PV e PCdoB será no dia 23 de julho em um espaço do Atlantic City. Na data, o partido oficializará a pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT) ao governo do estado. O grupo também conversa com o diretório nacional do PT para que o ex-presidente Lula (PT) possa vir ao evento dos partidos.
A convenção do Progressistas e União Brasil, partidos do campo da oposição, vai acontecer no dia 30 de julho.
Na mesma data, a federação PSOL/ Rede, além do PSC vão oficializar os pré-candidatos.
Para o dia 03 de agosto está marcada a convenção do Patriota. O PSTU informou que ainda não marcou uma data para o evento no Piauí.
VEJA AQUI A LISTA DAS CONVENÇÕES:
- PT/FEDERAÇÃO: 23 de julho
- PL: 22 julho
- Progressistas/União Brasil: 30 de julho
- PSLO/ federação: 30 julho
- PSC: 30 de julho
- Patriota: 03 de agosto