Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para que partidos, coligações e federações partidárias apresentam o registro das candidaturas para os cargos em disputa nas Eleições 2022. Pela internet, o registro pode ser feito até às 8h. A solicitação também pode ser feita de forma presencial pelos partidos na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), até às 19h de hoje.
Após ser apresentado, o registro ainda é julgado pela Justiça Eleitoral, que tem até o dia 12 de setembro para deferir ou não os pedidos, com base nos requisitos legais.
“Depois das 8h, a Justiça Eleitoral somente receberá esse arquivo em uma mídia externa. Ele tem que se dirigir à secretaria do TRE para entregar. Vamos estar de plantão até às 19h”, destacou a chefe distribuição de processos do TRE, Carmem Campelo.
Até a manhã desta segunda-feira, 336 candidatos já haviam solicitado o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Seis nomes para o cargo de governador, cinco nomes para a disputa pelo Senado, 146 para deputado federal e 163 para deputado estadual.
Quem teve o nome homologado em convenção partidária mas não teve o registro enviado pelos partidos deve ficar atento. O Tribunal Regional Eleitoral vai divulgar editais com os nomes homologados. Após o período, a solicitação pode ser feita individualmente pelo próprio candidato.
Candidaturas registradas para governador:
Coronel Diego Melo - PL
Geraldo Carvalho - PSTU
Gustavo Henrique - Patriota
Madalena Nunes - PSOL
Rafael Fonteles - PT
Silvio Mendes - União Brasil
Candidaturas registradas para senador:
Don Lotti - Patriota
Dr. George - PSOL
Gervásio Santos - PSTU
Joel Rodrigues - Progressistas
Wellington Dias - PT