Dra. Marina quis ajudar e está sendo massacrada

A médica piauiense Marina Bucar, atua no pico da Pandemia na Espanha e compartilhou algumas de suas experiências exitosas, como a introdução de fármacos como o uso da cloroquina e corticoide na fase precoce da Covid-19, para evitar a progressão da doença para o estágio grave. No país isso foi providencial contra o colapso nos leitos de UTI, seu testemunho foi levado como exemplo para Floriano e Brasil a fora. O método deu certo em muita gente, e vem dando, não como uma regra, mas coincidentemente ou não, tem diminuído a evolução da doença para um estágio mais grave. Entretanto, a médica acabou sendo intimada pela Justiça Federal para dar detalhes da experiência, que alguns classificaram erradamente, como um protocolo difundido por ela, a partir de uma experiência no país onde estuda e trabalha atualmente. Segundo Marina, ela tem sido perseguida por técnicos do município de Teresina e do Estado. Uma tremenda sacanagem com a moça, que só compartilhou o que viu e viveu na Europa. Alguns familiares da Dra. também deram uma força para má interpretação, entregando em Floriano esse esforço da profissional a serviço político, e isso foi o que bagunçou. Ainda veio a não muito ajustada ministra Damares misturar céu e homens, e mais os medalhões da medicina no estado que estão morrendo de dor de cotovelo com a competente medica Florianense. Agora, eles vão ter que agoniar o general Pazuello, no Ministério da Saúde, que transformou em protocolo. A Dra. Marina só quis ajudar!

Marcelo diz que MDB quer atenção de Bolsonaro, mas não agirá como Centrão

O senador Marcelo Castro (MDB), disse ontem na Rádio Jornal Meio Norte, que o seu partido conversou com com o presidente Bolsonaro, através do presidente e líder da sigla, deputado Baleia Rossi, e ficou acertado que o MDB de Guerra, quer a atenção do governo e vai votar matérias do interesse do país. Mas o senador enfatizou que, a sigla não aceitará ‘boca da noite’, como o Centrão, ou seja, cargos estratégicos com recursos. Pelas palavras do senador, o MDB vai agir com Bolsonaro de acordo com os cafunés que receberem. Cafuné pouco, pouco apoio, cafuné muito, apoio integral. Marcelo ainda jurou de pé junto que a recondução do ex-deputado Carlos Marun para o Conselho de Itaipu, com R$ 30 mil de salário, não teve o dedo do seu partido.

Firmino cobra de Pazuello protocolo único de distanciamento social

O prefeito de Teresina Firmino Filho, participou de uma audiência virtual com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, intermediada pela Federação Nacional de Prefeitos, na qual o gestor municipal ocupa a vice-presidência. Firmino, voltou a sugerir um protocolo de distanciamento norteado pela equipe do Ministério, com base nas diretrizes da OMS, para que os prefeitos possam aplicar de acordo com as características do município. O prefeito já havia dado a sugestão na época em que Mandetta comandava a pasta. O intuito seria montar um protocolo com base nas informações mundiais , nas quais o Ministério tem acesso. Desta forma, poderia montar um documento com regras para que fossemos lidando com o distanciamento.

Vereadores antecipam feriado e montam comissão

Os vereadores de Teresina anteciparam para a próxima sexta feira, dia 22, o feriado de Nossa Senhora da Conceição, comemorado em 8 de dezembro. Os parlamentares também formaram uma comissão para acompanhar as ações da prefeitura durante a Pandemia. A oposição tentou emplacar o vereador Dr. Lazaro na presidência da tal comissão, mas a base do prefeito se articulou e conseguiu a presidência para o vereador Venâncio.

Sem nenhum caso de Covid-19, prefeito decreta lockdown

O prefeito do município de Riacho Frio-PI, Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas, o Betinho, do partido do senador Ciro Nogueira (PP), decretou por duas vezes lockdown, que significa o bloqueio total dos serviços, apenas com funcionamento de farmácias e supermercados. O gestor diz que não quer a Covid em seu município, que depende de UTI’s instaladas em Floriano, cidade que fica a 600 quilômetros de distância. Já a oposição espalha que o prefeito ouviu dizer que, quanto mais duras as medidas que ele tomar, mais dinheiro ele receberá do Governo Federal. É bom o senador Ciro avisar ao Betinho que o “andar da carruagem” não é bem assim não…

Maranhão flexibiliza para empresas familiares

Foto: Governo do Maranhão

O Governador Flávio Dino, do Maranhão, editou um novo decreto que deve começar a valer partir da próxima segunda-feira (25). A novidade, é a flexibilização para funcionamento de empresas familiares, negócios onde trabalham o proprietário, cônjuge e no máximo um filho. Para isso, é necessário que os integrantes da família habitem na mesma casa. O decreto exige ainda uso de máscara e distanciamento entre clientes e trabalhadores. Além disso, não podem gerar aglomerações, sob pena de fechar o empreendimento. A proposta é no mínimo interessante e pode servir de modelo para muitos estados.

Após pressão, MEC recua e adia realização do Enem 2020

O Ministério da Educação, decidiu ontem (20) adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido ao impacto da pandemia do coronavírus. A decisão do MEC se deu após o Senado aprovar um projeto que prevê a suspensão do Exame, em casos de calamidade pública. O projeto, seguiu para tramitação na Câmara do Deputados.