Dr. Pessoa cresce nas pesquisas, mas não ameaça cenário de 2012, quando Wellington Dias não foi para o segundo turno

O prefeito Dr. Pessoa, com uma gestão muito mal avaliada, não tinha chegado a 5% das intenções de voto nas pesquisas. No entanto, quando seu time de vereadores e líderes começou a divulgar as obras de Dr. Pessoa para a população, sua militância reagiu, e já existem pesquisas confiáveis indicando que ele atingiu os dois dígitos e segue crescendo, com sua rejeição caindo. O curioso é que o avanço de Dr. Pessoa se dá justamente entre eleitores que anteriormente declaravam voto no candidato petista Fábio Novo. Há quem queira comparar com 2012, quando Wellington Dias e Firmino Filho eram as principais promessas naquela eleição, mas foi Elmano Férrer que invadiu o eleitorado de Wellington e foi para o segundo turno para disputar com Firmino. Claro, as proporções são diferentes, mas Fábio Novo tem perdido eleitores para Dr. Pessoa. Enquanto isso, Sílvio Mendes continua intacto com a fidelidade de seus eleitores. Faltam 20 dias para tirarmos as dúvidas sobre o desfecho dessa eleição.

Picos: Gil Paraibano vira o jogo, segundo instituto Amostragem

Durante toda a pré-campanha, parecia que a situação eleitoral de Picos estava decidida, mas desde o início da propaganda eleitoral, uma onda de surpresa tomou conta da cidade modelo. O deputado Pablo Santos, que até então "voava em céu de brigadeiro", agora se vê precisando correr atrás, sendo até ultrapassado pelo prefeito Gil Paraibano, de acordo com a pesquisa do instituto Amostragem, registrada sob o número 0715/2024 no TRE. Com 400 entrevistados, Gil Paraibano aparece ligeiramente à frente de Santos, com 49% das intenções de voto, contra 47% do emedebista Santos. Com a margem de erro de 4%, poderíamos considerar um empate técnico e a eleição ainda indefinida em Picos. No entanto, é a primeira vez que Gil Paraibano aparece à frente de Pablo, mesmo dentro da margem de erro da amostragem. Enquanto isso, o candidato apoiado pelo Karnak insiste em divulgar pesquisas do instituto Credibilidade, que, infelizmente, perdeu crédito no estado.

Cadeirada de Datena torna cabeçada do Dr Pessoa fichinha

A cabeçada que o prefeito de Teresina é candidato a reeleição, Dr. Pessoa foi café pequeno comparada à "cadeirada" de Datena no debate da TV Cultura. Quem não se lembra da época em que as TVs em Teresina promoviam debates e o Dr. Pessoa deu uma cabeçada no candidato do PSOL, virando meme nacional? Pois é, a cabeçada do prefeito virou fichinha diante da "cadeirada" que o jornalista Datena deu ao vivo no candidato Marçal, durante o debate para a prefeitura de São Paulo. Lá em São Paulo, parece que as cadeiras são mais duras que as cabeças! Aliás, por que os debates acabaram nas TVs de Teresina? Será que algum dos candidatos estava se saindo tão mal que resolveram suspender? Perguntar não ofende, né?

Marcelo Castro e Castro Neto abandonam campanha de aliado de Tapety em Oeiras

O senador Marcelo Castro e seu filho, o deputado federal Castro Neto, que sempre foram aliados de primeira hora da família Tapety, não estão "pegando na alça do caixão" de Dr. Ailton, candidato da família Tapety à prefeitura. Os Castros sabem que Dr. Ailton tem compromisso com Franzé Silva e Evaldo Gomes para 2026, por isso não perderão tempo acendendo vela para um santo que não lhes concederá o milagre.

Palácio teria os piores assessores de RF a serem mudados em 2025

Segundo fontes, o Karnak já teria uma lista de 5 assessores do governador Rafael Fonteles que deixarão suas pastas por pura falta de rendimento. Claro que haverá o devido cuidado político, mas a permanência deles no governo será muito difícil. O presidente da Agespisa, José Santana, encabeça a lista, sendo inclusive culpado, segundo aliados, por algumas derrotas políticas nas eleições do próximo dia 06 de outubro. Essa lista também inclui nomes como a secretária de Esportes, Josiane Campelo, que é da cota do deputado estadual Evaldo Gomes. A inoperância da pasta e de sua titular é alvo de críticas até dos próprios aliados. O terceiro nome é do ex-vereador Tiago Vasconcelos, da pasta de Lazer e Políticas contra as Drogas. O maior problema do Karnak, no entanto, envolve dois nomes históricos do PT, que também não apresentaram bons resultados nos primeiros dois anos de mandato: a ex-governadora Regina Sousa, no Serviço Social, e Zenaide Lustosa, na pasta das Mulheres. Esses 5 nomes deverão ser convidados a pedir para sair.

Sílvio Mendes não responde ao Karnak. 

O candidato Sílvio Mendes, fiel ao seu estilo, decidiu não responder às declarações do governador Rafael Fonteles, feitas no fim de semana, de que há um desespero por parte dos adversários em atacar o candidato petista Fábio Novo, e que Teresina escolherá o petista. Mendes permaneceu em silêncio. Quem ainda tentou ensaiar uma resposta foi o presidente do Progressistas, Joel Rodrigues, que, convenhamos, não tem "gogó" para enfrentar as declarações vindas do Karnak.