Pesquisa de aliado do Karnak mostra Ciro acochando Rafael

Uma pesquisa encomendada por um partido aliado ao Karnak, realizada por um instituto que acertou a derrota de Fábio Novo em 2024, traz simulações e números novos ao tabuleiro político da próxima eleição. A grande novidade é a simulação do senador Ciro Nogueira disputando o governo do Estado com o atual governador Rafael Fonteles. Rafael ainda venceria a parada, mas o desempenho de Ciro chama atenção: ele aparece com 37% das intenções de voto, contra 51% de Fonteles. O ex-deputado Mainha , também incluído na pesquisa, não chega a 1% das intenções.Entre os nomes testados contra Rafael, Ciro é o que mais engrossa o pescoço e seria capaz de trazer nuvens ao, até agora, céu de brigadeiro do governador. A pesquisa também mediu a disputa pelo Senado, e Ciro aparece liderando com folga em cenários com Marcelo Castro, Júlio César e até mesmo Flávio Nogueira.

 Vereadora Tatiana Medeiros continua presa e afastada.

Presa ontem em uma operação da Polícia Federal, por ordem da Justiça Eleitoral, a vereadora Tatiana Medeiros (PSB) teve também seu afastamento determinado do mandato parlamentar. Tatiana é investigada sob a suspeita de ter sua campanha eleitoral financiada por uma facção criminosa com atuação em Teresina. Para a Polícia Federal, a liberdade da parlamentar, bem como sua permanência no exercício do mandato, prejudica gravemente as investigações. Na manhã desta sexta-feira, Tatiana deverá passar por uma audiência de custódia na Justiça Eleitoral. A Câmara Municipal deverá aguardar pelo menos 60 dias para qualquer manifestação regimental sobre o caso.

 Deputado Kalume prepara golaço com Parque Industrial de Floriano.

O suplente de deputado estadual Markus Kalume (PT), de Floriano, está à frente de uma iniciativa audaciosa e promissora. O parlamentar anuncia a criação do Parque Industrial de Floriano, projeto que pretende transformar a cidade dos negócios em um polo de desenvolvimento regional. Segundo Kalume, já há um investimento inicial garantido de R$ 15 milhões para a construção e estruturação do parque. A proposta é fortalecer a economia local, gerar empregos e devolver à Princesa do Sul o protagonismo comercial que já teve, especialmente durante a era da forte presença da colônia árabe — cuja influência ainda marca o estilo e o comércio da região. Com incentivo e espaço para a indústria, o projeto une o útil ao agradável: desenvolvimento com identidade.

Themistocles não tem espaço no governo e Zé Nito vai para a Assembleia.

O vice-governador Themístocles Filho segue com dificuldades para ganhar espaço efetivo no governo do Estado. Apesar disso, conseguiu emplacar o ex-vereador Zé Nito, seu aliado de longa data, em um cargo na nova gestão da Assembleia Legislativa do Piauí, comandada pelo MDB. Zé Nito assume o cargo de diretor de Saúde da Alepi, passando a comandar o setor médico da Casa do Povo. Antes disso, Themístocles havia tentado colocá-lo em um cargo estratégico na área da Educação, mas não obteve sucesso. Atualmente, o vice-governador mantém influência apenas na Secretaria de Mineração, que é chefiada por sua cunhada, Paula Jeane uma pasta com baixa visibilidade e pouca atuação prática, praticamente desconhecida do grande público. A falta de protagonismo tem deixado Themístocles cada vez mais distante de uma eventual composição majoritária na chapa governista para 2026.

Lula, com reeleição cada vez mais distante, sonha com números que não chegam ao povo.

O presidente Lula comemorou ontem o que classificou como conquistas do seu governo: o retorno do Brasil ao grupo das 10 maiores economias do mundo, a queda no desemprego e a redução da fome entre milhares de brasileiros. Mas para o cidadão comum, esses números ainda não fazem sentido no dia a dia. Para que essas conquistas sejam realmente percebidas, é preciso mais do que estatísticas  é necessário sentir no bolso. E isso não acontece em supermercados, postos de gasolina ou farmácias, onde os preços continuam altos. A realidade é que esses dados precisam, de fato, alcançar o povo, com inflação mais baixa e juros mais acessíveis. Enquanto isso, parece haver dois Brasis: o do discurso oficial e o que a população vive na prática.