Dono de clínica de reabilitação é preso após morte de interno em SP

O dono de uma clínica de reabilitação foi preso, em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (19), após a morte do interno Onésio Ribeiro Pereira Júnior, de 38 anos, em 25 de setembro.

A Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão temporária de 30 dias contra Ueder Santos de Melo na cidade de São Lourenço da Serra. O investigado — proprietário da Comunidade Terapêutica Kairos Prime — foi encontrado em sua residência com uma arma de calibre 9 mm.

Segundo o delegado Júlio César de Almeida, da Delegacia de Embu-Guaçu, o homem tem registro de CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador). Outros mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao empresário também foram cumpridos.

Em 26 de setembro, cinco funcionários da clínica foram presos sob a suspeita de participação na morte do paciente.

Relembre a morte

O paciente Onézio Ribeiro Pereira Júnior era usuário de drogas e estava internado pela segunda vez na clínica. Segundo a equipe médica que o atendeu, ele chegou ao hospital sem vida e teria morrido pelo menos uma hora antes de ser levado para o hospital.

O médico ainda disse à família do interno que ele apresentava marcas de espancamento por todo o corpo e sinais de enforcamento. O responsável pela clínica afirmou que Onézio passou mal e foi levado com vida até o hospital.

A clínica não tinha alvará de funcionamento, segundo documentos divulgados pela prefeitura. O pedido havia sido indeferido em maio de 2023 por falta de apresentação do alvará da Vigilância Sanitária e de outros documentos, “evidenciando que a clínica estava operando em condições irregulares”.

A morte de Onézio é a segunda que ocorre na clínica neste ano. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), outro homem, de 27 anos, foi encontrado morto em março, na mesma instituição, com sinais de violência no pescoço. Na ocasião, três funcionários do local foram presos em flagrante.