Mais de 30 ônibus são incendiados após morte de sobrinho do miliciano Zinho, no Rio

Mais de 30 ônibus foram incendiados em diversos pontos da zona oeste do Rio de Janeiro após a morte do sobrinho do miliciano Zinho, durante uma operação em Santa Cruz, nesta segunda-feira (23). 

O ataque teria ocorrido em resposta à ação da Polícia Civil, que baleou Matheus Rezende, conhecido como Faustão, na comunidade Três Pontes.

O suspeito chegou a ser socorrido, juntamente a um comparsa, e levado para o Hospital Pedro II, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a polícia, Matheus é apontado como o segundo homem na hierarquia da milícia na região. O  Comando de Operações Especiais da Polícia Militar enviou equipes para os locais, onde o clima é tenso. 

Rio em estágio de mobilização

A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização, às 16h50, devido aos ataques contra os ônibus na região da zona oeste. Perto das 18h40, o alerta já tinha subido para estágio de atenção. Esse é o terceiro nível — em uma escala de cinco —, que considera os riscos de ocorrências de alto impacto no município.  

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio fez um alerta de que há manifestações em Magarça, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Inhoaíba. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados. 

O porta-voz da Rio Ônibus, Paulo Valente, disse que, além dos ônibus queimados, há barricadas e vias interditadas. A situação afeta a volta de cariocas para casa, já que as empresas decidiram recolher ou parar os coletivos. 

Serviço do BRT foi interrompido no corredor Transoeste

Por segurança, a circulação de todas as linhas do BRT foi interrompida no corredor Transoeste, segundo a Mobi-Rio. 

Em função dessa interrupção, a opção para os passageiros que precisam ir para Santa Cruz ou Campo Grande é utilizar as linhas dos corredores Transolímpica e Transcarioca.

Na sequência, eles devem utilizar as linhas que fazem integração com o ramal da Supervia pelo Terminal Deodoro e pelo Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

O helicóptero da Record TV flagrou também a estação do BRT Santa Veridiana, em Santa Cruz, em chamas. 

Quem é Zinho?

Luis Antônio da Silva Braga é um dos criminosos mais procurados do Estado do Rio de Janeiro. Ele assumiu a liderança da milícia que atua na zona oeste após a morte do irmão Wellington da Silva Braga, o Ecko, em 2021.