Evite a malha fina: saiba como regularizar sua declaração de Imposto de Renda

O processo burocrático da declaração de Imposto de Renda (IR) pode gerar dúvidas e incertezas a muitos contribuintes. Uma dessas inseguranças se relaciona com a conhecida “malha fina” da Receita Federal. Mas, o que de fato é a malha fina? E como evitar cair nela?

O que é a malha fina do Imposto de Renda?

Ao enviar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte passa por uma análise da Receita Federal. Durante essa análise, a Receita faz o cruzamento de dados entre o que foi declarado e as informações recebidas pelo órgão relacionadas ao declarante. Se as informações estiverem todas corretas e equivalentes, a declaração é processada sem problemas. Em caso contrário, se houver alguma inconsistência nas informações, ela irá para uma análise mais aprofundada. Esse processo é o que se denomina “cair na malha fina” ou “malha fiscal”.

Cair na malha fina significa que há algo errado na declaração?

Nem sempre. Se sua declaração caiu na malha fina, isso pode indicar que algumas informações necessitam ser comprovadas, não significando necessariamente um erro em sua declaração. Erros no preenchimento da declaração, informações incorretas fornecidas pela fonte pagadora ou por outras fontes de informação também podem levar a declaração para a malha fina.

Como posso sair da malha fina?

 Sair da malha fina é importante, especialmente para aqueles contribuintes que têm direito à restituição do Imposto de Renda, uma vez que, enquanto a declaração estiver com pendências de malha, a restituição fica retida. Para verificar a situação da sua declaração, você pode acesso o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Através desse portal, é possível verificar se existe alguma pendência na sua declaração e, caso seja identificado algum erro, fazer a correção. Além disso, se a Receita Federal desejar apenas a confirmação de algumas informações através de documentos, você poderá agendar uma antecipação da análise da malha fiscal, comprovar a veracidade das informações declaradas e, assim, sair da malha fina.

Conclusão

Por se tratar de uma obrigação fiscal, a declaração do Imposto de Renda precisa ser preenchida com muita atenção e contemplando todas as informações necessárias, caso contrário, sua declaração pode ter pendências de malha que vão requerer retificações.

Caso veja necessidade, procure ajuda de um profissional para preencher e enviar a sua declaração do imposto de renda.