O desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira tomou posse administrativamente na manhã desta terça-feira (07) como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) para o biênio 2025/2026. O ato solene ocorreu no Gabinete da Presidência, reunindo desembargadores, magistrados, servidores, familiares e amigos do empossado, além de representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI).
Após prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse, o novo presidente agradeceu a Deus e aos colegas desembargadores pela escolha de seu nome para a Presidência do TJ-PI. “Há quase 38 anos, no antigo Fórum de Teresina, no dia 18 de março de 1986, eu assumia o cargo de juiz adjunto. De lá, segui para o interior. E a missão do juiz é o sacerdócio da função da magistratura. O juiz é uma pessoa preparada para servir, com uma grande responsabilidade sobre seus ombros”, relatou o desembargador Aderson Nogueira.
O presidente do TJ-PI afirmou que assume o cargo com a certeza de sua alta responsabilidade e com o compromisso de proporcionar meios para que a magistratura cumpra sua única finalidade: a jurisdição. “A cada dia peço a Deus que me dê sabedoria, sensibilidade e equilíbrio para ouvir. Irei dirigir o Tribunal de Justiça com o apoio de 21 desembargadores, ouvindo magistrados, servidores, advogados, promotores e as partes. A Presidência é voltada às pessoas, mas, sobretudo, àqueles que fazem, no anonimato, a grandeza do Poder Judiciário”, ressaltou.
Ao fazer a transmissão do cargo de presidente, o desembargador Hilo de Almeida disse concluir sua gestão com o sentimento de dever cumprido. “Quando tomei posse como presidente, sabia do desafio que tínhamos pela frente, mas estava disposto a seguir o processo contínuo de desenvolvimento do Poder Judiciário piauiense. Deus colocou em nosso caminho uma legião de pessoas que nos ajudaram nessa missão. Agradeço aos membros da nossa equipe, à Mesa Diretora e aos demais colegas desembargadores, supervisores, servidores e juízes, que acreditaram nos nossos propósitos”, finalizou.
Durante o ato solene, também foram empossados administrativamente o vice-presidente do TJ-PI, desembargador Agrimar Rodrigues; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Erivan Lopes; o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Hilo de Almeida; o diretor da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), desembargador Manoel de Sousa Dourado; o vice-diretor da Ejud, desembargador Dioclécio Sousa; o ouvidor-geral da Justiça, desembargador Pedro Macedo; e a vice-ouvidora, desembargadora Lucicleide Belo.