SSP-SP divulga dados de operação policial na Baixada Santista com 160 presos

Após a implementação da Operação Impacto-Guarujá, que somente neste ano matou sete policiais e feriu outros 12 na região, dentre eles, o soldado Patrick Reis da Rota, que foi morto no último dia 27 de julho no Guarujá, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo deflagrou a Operação Escudo. 

A Operação reuniu policiais de diversas regiões e obteve êxito tanto em prender os envolvidos na morte do policial militar quanto em prender outros envolvidos no crime organizado. Ao total já são 160 presos. A ação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que ainda possui grande atuação na Baixada Santista. 

Segundo a Secretaria de Segurança, das prisões, 134 foram efetuadas pela PM e 26 pela Polícia Civil. Os dados fornecidos pela SSP-SP correspondem a um período de nove dias, de 28 de julho a 5 de agosto. Além disso, ao longo dessa operação, foram apreendidos cerca de 479,8 quilos de entorpecentes.

A Polícia Civil do Guarujá infirmou que indiciou os três envolvidos na morte do policial pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e associação ao tráfico de drogas. Na ocasião, um segundo PM também ficou ferido na ocorrência. A polícia tem enfrentado forte reação dos criminosos. Além da morte do soldado da Rota, outros três PMs foram vítimas de tentativa de homicídio em apenas uma semana.