
O empresário Dan Ioschpe foi escolhido pelo governo federal para ser o High Level Champion da COP30 em Belém.
O cargo é o mais relevante na estrutura da COP depois do CEO e da diretoria-executiva. É ele quem faz a ponte entre os resultados da conferência com a sociedade civil, em especial o empresariado, para que as decisões sejam implementadas na prática.
Ioschpe é dono da Ioschpe-Maxion, empresa que produz rodas e componentes automotivos, e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele era o nome preferido entre empresários, dada a boa condução que teve como Chair do B20 Brasil, fórum empresarial do G20.
Além dele, estavam na bolsa de apostas, como mostrou a CNN em março, Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica); Marcelo Behar, ex-diretor da Natura e Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
“Espero poder apoiar a presidência da COP30 no avanço da ação climática, incluindo a transição energética, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico ao redor do mundo e ainda mais importante para o Brasil, dado o seu potencial para a aceleração desta agenda. Sempre integrando o maior número possível de agentes da sociedade, capturando as diferentes iniciativas e oportunidades”, disse Ioschpe após ser anunciado oficialmente.
A escolha foi elogiada pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, que via seu nome com simpatia durante as negociações.
“Dan Ioschpe, além de ter uma trajetória de sucesso no setor produtivo, com atuação em empresas brasileiras de expressão mundial, é o legítimo representante da força da indústria brasileira. Sua liderança, demonstrada no B20 durante a presidência brasileira do G20, evidencia sua capacidade de diálogo com o setor privado nacional e internacional”, afirmou Marina.
Fonte: CNN