
O governador Rafael Fonteles (PT) empossou seus 26 secretários em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (05), no Teatro G3 Telecom do Centro de Convenções de Teresina. O vice Themístocles Filho também participou da cerimônia, que contou com a presença de diversos políticos da base do novo governo.
O gestor ressaltou que o foco é a formação da equipe, que deve durar, pelo menos 30 dias para que cada Secretaria tenha o seu organograma em condições de apresentar uma equipe, assim como ele fez no primeiro escalão e depois o estabelecimento de metas específicas.
O governador fez um discurso duro e sinalizou que irá cobrar o cumprimento das metas, frisando que o nível de exigência será alto. De acordo com ele, o cidadão estará em primeiro lugar.
“O cidadão é em primeiro lugar e vamos inaugurar o ‘cidadãocentrismo’ e não pensar no órgão, instituição. Nosso patrão é o povo".
O líder do Poder Executivo pediu desculpas de antemão aos secretários, pontuando que a carga de trabalho será elevada.
''Serão submetidos a pressões, elevada carga de trabalho e vão prestar contas a diversos órgãos. Aqui cada um tem que ter o perfil de técnico e político, que significa a arte de dialogar, dialogar com a sociedade e entidades e representantes do povo. E se pisar na bola dança também. Por isso é desafiador", afirmou.
Paridade nas Secretarias
O governador piauiense ainda demonstrou o desejo de buscar a paridade na distribuição de Secretarias entre homens e mulheres. "Queremos ampliar mais, é nosso desejo”.
O líder estadual informou que na próxima semana haverá reunião é exatamente para que todos os gestores estejam sintonizados com as diretrizes gerais que serão apresentadas. O governador falou ainda que com o diálogo com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal de Justiça haverá uma solução para o orçamento 2023 ainda neste mês de janeiro, portanto, será mais tranquilo para que os parlamentares possam aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Obviamente que essa ação surpreendeu a todos, inclusive a nós, por isso pedimos cautela na aprovação do orçamento, pois dependendo dessa ação, teremos que refazer alguma medida o orçamento já pactuado entre os poderes”, disse.
Segurança pública
Fonteles disse também que a segurança pública é o grande destaque, em que há um grande clamor da sociedade nas grandes cidades do estado, como Teresina, Parnaíba, Piripiri. “É preciso de ações enérgicas, já conduzi a primeira reunião técnica realizada hoje com toda equipe formada pelo secretário Chico Lucas que tem total autonomia para escolha dos comandos das forças Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e além de integrar as nossas polícias, fazer uma grande parceria com o Poder Judiciário, o Ministério Público para em breve lançarmos o Pacto pela Vida”, disse, enfatizando que essa é uma meta de curto prazo.
No entanto, todas as metas colocadas no plano de governo, as escolas de tempo integral, a descentralização dos serviços de média e alta complexidade da saúde, na geração de 80 mil oportunidades de trabalho ao longo de 4 anos serão desdobradas em metas específicas, parciais e cada secretário dará conta do recado. Na Segurança, o governador cita o aumento do efetivo, dos serviços de inteligência, investimento na integração entre os poderes que fazem parte do complexo sistema de segurança pública.
O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, afirma que o encontro é especial. “Trata-se de uma posse conjunta, que simboliza a união, a harmonia e o entusiasmo de toda equipe para fazer um Piauí bem melhor para os piauienses”, disse, informando que são cerca de 42 gestores, entre secretários e diretores de autarquias, que tomam posse. “A equipe está bem preparada, entusiasmada e cheia de vontade para trabalhar e cumprir as metas do Programa de Governo”.