O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou por meio de seu perfil em uma rede social que estão sendo entregues mais de 5 mil cestas básicas para o povo indigena Yanomami, que enfrenta uma crise com contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, devido ao impacto das atividades de garimpo ilegal na região.
De acordo com o gestor, a situação vivenviada pelos Yanomamis "é uma vergonha". "Centenas de indígens mortos por fome no 4° naior produtor de alimentos do mundo. As equipes, líderes indígenas disseram que ainda não se sabe precisar quantas pessoas morreram neste genocídio", escreveu.
Dias ainda responsabilizou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro por ter, segundo ele, facilitado ações do garimpo ilegal na região da comunidade indígena, bem como permitido a presença do crime organizado na região.
"Um genocídio agravado num território que é de responsabilidade do Governo Federal e deveria estar sob proteção total. Em vez disso, o Governo Bolsonaro permitiu não apenas garimpo ilegal, como aindapermitiu a presença do crime organizado", disse.