O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou oficialmente o general Marcos Antônio Amaro dos Santos como ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (4).
O general Amaro assume o cargo deixado pelo general Gonçalves Dias, que renunciou em 19 de abril após imagens de sua presença e de outros militares do GSI durante os ataques golpistas em Brasília em 8 de janeiro. A nomeação foi feita pelo presidente em uma reunião realizada na manhã de quarta-feira (3).
Antes disso, Ricardo Cappelli ocupava o cargo interinamente e agora voltará ao cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça. Desde que assumiu o cargo interinamente, Cappelli já planejou uma reestruturação no GSI e exonerou pelo menos 146 funcionários do gabinete no final de abril.
Perfil do novo comandante
General Amaro já foi comandante do GSI no final do governo de Dilma Rousseff, deixando o cargo logo após o impeachment da presidente, em maio de 2016. A instituição chamava na época de Casa Militar.