![](https://encarando.com/uploads/images/202502/image_750x_67a9d456bd6e3.jpg)
O Piauí registrou uma queda significativa nos casos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Embora a redução tenha sido observada desde 2020, os últimos dois anos apresentaram avanços consideráveis. De acordo com a plataforma de Vigilância em Saúde (VIS), o estado foi o que mais avançou no país na redução de infartos e o segundo com melhor desempenho na diminuição de AVCs. Esse resultado é atribuído a uma força-tarefa da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), focada no combate à mortalidade por essas duas causas. Todo mérito também para o secretário , Antônio Luis que tem perseguido pessoalmente a melhora desses números na nossa saúde
Jogo da popularidade: eleição chegando e até Marcelo Castro foi na Paixão
![](https://encarando.com/uploads/images/202502/image_750x_67a9d497ae8fb.jpg)
Cena rara, mas típica de ano eleitoral: o senador Marcelo Castro, acostumado a um colégio eleitoral mais tradicional, foi visto circulando em um mercado público com direito a parada na famosa Banca da Paixão, onde o cardápio é saboroso, mas nada leve. Conhecido por seguir uma dieta rigorosa por orientação médica, Marcelo montou o prato, mas não comeu. Fontes da coluna ligadas ao senador afirmam que foi só para a foto, um clássico da política. Mas faz parte—afinal, sua alimentação pode ser controlada, mas a necessidade de parecer popular, não.
Marcos Elvas pode ser a primeira baixa no governo Silvio Mendes
![](https://encarando.com/uploads/images/202502/image_750x_67a9d4dec18f7.jpg)
Os comentários nos corredores do Palácio da Cidade e da Câmara Municipal indicam que o secretário de Administração, Marcos Elvas , homem de confiança do prefeito Silvio Mendes, estaria prestes a deixar a gestão. O motivo ainda é um mistério, mas especula-se que um pedido de demissão possa ser formalizado após o Carnaval. Algumas fontes sugerem que a possível saída estaria relacionada a um embate com o secretário de Planejamento, Marcos Antônio Aires, considerado uma das figuras mais influentes do governo.
Perda! Bloco de WD só vai até as Cinzas
![](https://encarando.com/uploads/images/202502/image_750x_67a9d5a12eed7.jpg)
A imprensa nacional já noticia, sem segredo, que o “troca-troca” da folia no Planalto está confirmado antes mesmo do Carnaval. Alexandre Padilha deve assumir o Ministério da Saúde, enquanto a deputada Gleisi Hoffmann ficaria com a articulação política. E na Quarta-feira de Cinzas, na ressaca da festa, o Piauí deve perder seu ministro. Wellington Dias, que pouco entregou ao estado, mas ao menos era um ministro para chamar de nosso, deve deixar o comando do Desenvolvimento e Assistência Social para assumir a liderança do governo no Congresso, substituindo Jaques Wagner, que pode ser deslocado para outro cargo. A situação de WD se agravou com as denúncias sobre a facilitação de contratos para ONGs suspeitas na compra de refeições, além da polêmica declaração sobre o aumento do Bolsa Família, que o Planalto precisou desmentir rapidamente. O desgaste parece ter tornado sua permanência insustentável.
Futebol e política: Atlético Piauiense e Fábio Novo, tudo a ver
![](https://encarando.com/uploads/images/202502/image_750x_67a9d61ce652f.jpg)
Dizem que política e futebol, quando são baseados em cálculos otimistas demais, podem acabar com resultados inesperados. E parece que o Atlético Piauiense, time ligado aos Rafaboys — grupo de amigos do governador Rafael Fonteles —, está vivendo algo parecido com a eleição de Fábio Novo. Na campanha, essa turma apostou em uma vitória esmagadora no primeiro turno, mas esqueceu de combinar com o eleitorado, e o desfecho foi outro.
No futebol, o Atlético fez um grande investimento, nasceu com torcida e planejou conquistar o Campeonato Piauiense para garantir vaga na Série D do Brasileirão, na milionária Copa do Brasil e na cobiçada Copa do Nordeste. Mas, assim como na política, esqueceram de combinar com os adversários. Agora, o time corre o risco de nem chegar à final do Piauiense, frustrando os planos ambiciosos de seus apoiadores.
Bolsonaro teria pesquisa que aponta derrota de Ciro Nogueira no Piauí
![](https://encarando.com/uploads/images/202502/image_750x_67a9d6477b0e0.jpg)
O setor do agronegócio tem patrocinado pesquisas em todo o Brasil para mapear os pontos fortes e fracos da base bolsonarista. No Nordeste, Bolsonaro e seus aliados vêm registrando crescimento, e no Piauí, o ex-presidente teria ampliado sua fatia do eleitorado entre 8% e 10% em relação ao presidente Lula. No entanto, informações obtidas apontam que essa mesma pesquisa indica um cenário preocupante para Ciro Nogueira. O principal nome bolsonarista no estado enfrentaria dificuldades para garantir sua reeleição, o que pode acender um alerta dentro do grupo político alinhado ao ex-presidente.