Prejuízo para o ensino após greve de 100 dias é incalculável

PREJUIZO PARA O ENSINO APÓS GREVE DE 100 DIAS É INCALCULÁVEL 

Um dia após publicar decreto autorizando a Semec reorganizar o calendário escolar no município e cortar o ponto dos professores que não retornaram ao trabalho, a Prefeitura de Teresina afirmou hoje que procura agora uma maneira de recuperar o tempo perdido após 100 dias de paralisação. Para o secretário de governo de Teresina, André Lopes, o prejuízo é incalculável.

“Eu acredito que um dos grandes desafios que nós teremos esse ano é conseguir dar uma solução para os alunos e fazer com eles recuperem esse tempo perdido. O prejuízo é incalculável”, afirmou em entrevista à TV Cidade Verde.

O desafio, de acordo com o secretário, é reunir os profissionais e procurar uma solução. “Um jeito de repor esse tempo perdido da maneira mais eficaz possível. Nós temos estudantes que vão passar daqui a pouco para o ensino médio, estudantes que tiveram seu aprendizado de leitura retardado e esse prejuízo é incalculável na formação do estudante. Isso vai repercutir lá no futuro”, declarou.

O gestor reiterou que está mantido o corte no ponto dos professores que não retornarem ao trabalho.

“Quando o juiz diz que a greve é ilegal não há mais elementos que impeçam de fazer esse corte. Não aconteceu até o momento, pois a gente quis oportunizar aos professores o retorno voluntário às aulas, mas infelizmente o prejuízo já estava ficando insustentável e o prefeito se viu obrigado a fazer essa nova determinação”, justificou.

Homem de 76 anos morre vítima da Covid em Teresina; nenhum caso registrado nas últimas 24 horas

O Piauí registrou um óbito por Covid-19 nesta segunda-feira (23) e nenhum caso confirmado nas últimas 24 horas. A vítima trata-se de um homem de 76 anos de Teresina, segundo dados divulgados pela Secretaria Estado da Saúde.

No estado, os casos confirmados somam 368.069 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.744 casos e foram registrados em 224 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 41 estão ocupados, sendo 23 leitos clínicos, 13 UTI’s e 05 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.266 até o dia 23 de maio de 2022.
A Sesapi estima que 360.292 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Glaucoma pode cegar permanentemente em até 24 horas

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data foi criada para conscientizar a população sobre os perigos da doença que é a principal causa de cegueira permanente no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80 milhões de pessoas sofrem com o glaucoma. No Brasil esse número chega a um milhão, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma.

O oftalmologista Samuel Gonçalves (CRM 3267), cooperado da Unimed Teresina e presidente da Sociedade Piauiense de Oftalmologia, explica que a doença não tem cura, mas com o diagnóstico precoce o tratamento é bastante eficaz: “Ela é uma doença crônica que tem tratamento. Geralmente é assintomática e em suas fases mais tardias o paciente vai perdendo o campo visual, podendo chegar à cegueira total”.

As causas da doença estão relacionadas a alguns fatores de risco: “o único fator de risco modificável é a pressão intraocular que se estiver elevada, nós iniciamos o tratamento para controle dessa pressão; a idade é outro fator de risco, pacientes acima de 40 anos têm mais chances de ter a doença; a raça, estudos comprovam que pessoas negras são grupos de risco; algumas doenças como a miopia e o histórico familiar da doença”, detalha.

Apesar de ser assintomática em alguns estágios mais avançados, o glaucoma apresenta como principal sinal de alerta a perda do campo visual.

Como será a participação dos piauiense na Copa do Nordeste 

Os campeões estaduais na competição serão os seguintes:

Rio Grande do Norte – ABC.
Pernambuco – Náutico.
Ceará – Fortaleza.
Maranhão – Sampaio Corrêa.
Sergipe – Sergipe.
Alagoas – CRB.
Bahia – Atlético de Alagoinhas.
Paraíba – Campinense.
Piauí – Fluminense.

Os 9 campeões já estão certos na fase de grupos e mais Ceará, Bahia e Sport Recife.

A fase preliminar terá duas fases que classificarão 4 clubes para a formação dos grupos.

1ª FASE PRELIMINAR – 16 CLUBES

Os 8 mandantes : Altos, Floresta-CE, Globo-RN, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Moto Club-MA , Salgueiro-PE e Treze da Paraíba.

Os 8 visitantes :  ASA de Alagoas, Bahia de Feira de Santana-BA, Caucaia-CE, Cordino-MA, Falcon-SE, Retrô, Parnahyba e Retrô-PE.

Os 8 vencedores da 1ª fase preliminar (jogo único), enfrentarão os clubes selecionados para a 2ª fase preliminar, que são estes:

- América-RN, Botafogo-PB, Confiança-SE, CSA-AL, Ferroviário-CE, Juazeirense-BA,  Santa Cruz-PE, Vitória-BA.

A CBF ainda vai divulgar maiores detalhes, como a tabela de jogos nas preliminares e as datas para suas realizações .

No caso do Piauí, 4 de Julho e Altos têm seus times em atividade, participando do Campeonato Brasileiro das Séries C e D.

O Parnahyba, parou após o Campeonato Piauiense, e terá maiores dificuldades para formar um elenco para tentar uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.