Membros de facções criminosas são presos durante operação policial no Piauí

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Codinomes e cumpriu mandados de prisão nos estados do Piauí, Maranhão e São Paulo contra acusados de envolvimento em facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Bonde dos 40 (B40)

Foram expedidos, 28 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão. Ao todo, 26 pessoas foram presas. Entre elas, suspeitos de operar redes de tráfico de drogas no Piauí e no Maranhão.

“Durante o ano de 2019, a Delegacia de Prevenção e Repreensão à Entorpecentes- DEPRE deu início as investigações de tráfico de drogas cometido por integrantes de facções criminosas, onde foram verificadas conexões entre investigados por tráfico de drogas nos estados do Piauí Maranhão e São Paulo, sendo que suas relações convergiram para facções criminosas, sendo como principais a PCC e a B40. Durante as investigações, verificou-se ainda que os alvos eram envolvidos direta ou indiretamente com o tráfico de drogas e que se utilizavam da facção criminosa para ter apoio, muitas vezes operacional, não só no cometimento deste crime, mas também de vários outros, como homicídio e roubos”, informou a SSP-PI através de nota.

As investigações foram realizadas pela Depre e a Diretoria de Inteligência (DINT/SSPPI), com troca de informações entre a DINT-SEJUS e outras Delegacias de Polícia Civil do Piauí e Maranhão.

A operação contou ainda com o acompanhamento das investigações pelo GAECO (MP-PI) e apoio operacional depoliciais da Força Tarefa, Delegacia Geral de Polícia Civil, POLINTER, DHPP, D.O.E/GRECO, DICAP, GPE, Delegacias de Polícia Civil da capital e região Metropolitana, BOPE-PMPI, RONE/ PMPI e DENARC/MA.

O nome da operação

A operação foi batizada de ‘Codinomes’ porque os alvos utilizam-se de nomes falsos para esconder sua verdadeira identidade.