Unidade básica de saúde é tomada por facção e criminosos impõe toque de recolher em Teresina

O Portal Encarando recebeu inúmeras denuncias informando o aumento da violência na zona sul de Teresina após as facções terem tomado de conta de algumas favelas na região, como a Vila Irmã Dulce e a Dagmar Mazza. Além dos moradores, agora, os profissionais da área da saúde fazem parte de mais um capítulo da onda de terror que atinge o Piauí.

Nas favelas de Teresina não é mais o governo que decreta o toque de recolher. A medida restritiva agora é determinada pelo crime, que estabeleceu o toque de recolher nas comunidade proibindo abertura de comércios, escolas, e estabelecendo o horário de funcionamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Irmã Dulce.

Conforme as denúncias, que inclusive foi noticiado na rede nacional, a UBS abre para o atendimento de moradores às 8h e fecha às 13h. Depois do horário estabelecido pelas facções, apenas bandidos que estão em dia com o carnê da organização podem receber atendimento. Além disso, os criminosos definiram que a partir das 21h nenhum morador pode sair de casa.

Com a disputa entre facções, as leis do crime são as que regem o Piauí. A população padece de segurança, e um dos principais motivos das facções terem chegado no estado foi a negligência das forças de segurança pública do estado, comandadas pelo ex-secretário Fábio Abreu. O medo, a insegurança, que a população vive diariamente não é nada mais que a herança da gestão de Abreu.

Há cinco anos no comando da segurança do Piauí, Fábio Abreu tentou de todas as formas abafar a existência de facções no estado. É claro, o governo confirmar essas informações seria demonstrar a fraqueza e falta de competência na gestão. Durante todos esses anos o negacionismo foi o caminho mais fácil de ser trilhado.

Confira os áudios dos moradores das favelas da zona sul de Teresina!

Fundação Municipal de Saúde

Após as denúncias, o Portal Encarando entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) negou a informação que as facções determinaram o horário de funcionamento da UBS da Vila Irmã Dulce. E de fato, a UBS funciona, mas o que está em jogo é a segurança dos profissionais de saúde.

Confira a nota na íntegra!

A Gerência de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde disse que não procede à informação. A UBS da Vila Irmã Dulce é Fast Track, funciona todos os dias, das 7 as 19h.