A nova investida contra Sergio Moro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira, 1º, a lista tríplice que será encaminhada para a Casa Civil do governo Lula com o objetivo de recompor o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

A aprovação da lista tríplice ocorreu de forma unânime. Ela é composta por José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior, que já atuavam como juízes substitutos do Tribunal Regional Eleitoral. O terceiro nome é o de Graciane Aparecida do Valle Lemos.

Agora, esses nomes seguem para a nomeação do presidente Lula.

Os julgamentos relacionados à cassação de mandatos no TRE-PR estavam suspensos em virtude do término dos mandatos de Sade e Aurichio Junior, como magistrados substitutos; e do advogado Thiago Paiva dos Santos, titular da Corte. Agora, os julgamentos das ações por abuso de poder econômico poderão ser retomadas assim que Lula efetivar a nomeação dos novos juízes.

Como mostramos mais cedo, o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, anunciou que suspendeu o processo que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (foto). O andamento do caso só ocorrerá, garantiu, após a nomeação dos juízes eleitorais faltantes.

A declaração foi feita a jornalistas, um dia após o relator do caso ter liberado o processo para julgamento no Tribunal Regional. Na prática, ele deve aguardar a indicação de novos nomes para os cargos vagos, que virá de Lula.

“Teremos que aguardar esses trâmites“, garantiu Bengtsson, durante a coletiva. “Só vai ser designada a data posteriormente. Acredito que em questão de 20 dias é possível pautar o processo. Estamos esperando esse novo membro.” 

MP pede a cassação de Moro

O Ministério Público Eleitoral do Paraná (MPE-PR) manifestou-se a favor da acolhida parcial da ação eleitoral movida pelo PL e pelo PT que pede a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União-PR).

A alegação dos partidos é de que Moro teria cometido abuso de poder econômico durante sua pré-campanha para as eleições gerais de 2022.