Pela primeira vez, Censo trará dados de 215 áreas quilombolas no Piauí

Pela primeira vez, o Censo Demográfico trará dados de 215 áreas quilombolas identificadas no Piauí, em 73 municípios. Em 2022, mais de 3 mil pessoas irão trabalhar diretamente com a operação censitária e 900 mil domicílios serão visitados em todo o etado.

Este ano, o questionário contará com perguntas que irão possibilitar o registro das condições de vida da população que vive em áreas quilombolas. O intuito é fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas direcionadas a atender às necessidades específicas dessa população.

Serão usados critérios de autoidentificação quilombola, segundo a responsável técnica pelo projeto de povos e comunidades tradicionais do IBGE, Marta Antunes.

Para coletar os dados da população, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão a campo em todo o país a partir de 1º de agosto. A edição do Censo 2022 deveria, na verdade, ter sido realizada em 2020, respeitando o intervalo de 10 anos entre as edições. Entretanto, foi adiada em razão da pandemia de Covid-19.

Piauí está há cinco dias sem registrar mortes por Covid, diz Sesapi

Fonte: g1

O Piauí está há cinco dias sem registrar óbitos em decorrência da covid, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgado na noite deste domingo (15). Com isso, o número de mortes pela doença continua sendo 7.739.

Em relação aos casos confirmados, a Sesapi informou que não foram registrados novos casos da covid. Até o momento, cerca de 368.059 piauienses foram infectados com o novo coronavírus desde o início da pandemia.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 28 estão ocupados, sendo 13 leitos clínicos, 12 UTIs e 03 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.241 até o dia 15 de maio de 2022.

*Recuperados*

A Sesapi estima ainda que 360.292 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Prévia do Cajuína Pop reúne centenas de pessoas na Ponte Estaiada

Fonte: pmt

O sol ainda brilhava forte quando a primeira atração subiu no palco Churu, montado no Complexo Cultural da Ponte Estaiada, que fica no bairro de Fátima, na zona leste de Teresina. O palco da prévia do Cajuína Pop, prestou uma homenagem a Lourisvaldo Melo do Lago (Churu), que em vida realizou atividades visando a valorização do músico teresinense, em especial aqueles que tinham em seu repertório músicas autorais.

Centenas de pessoas das mais variadas idades participaram da prévia realizada neste sábado (14), muitas delas com saudades dos festivais que, no início dos anos dois mil, movimentaram a capital piauiense. Entre as atrações estiveram Teófilo Lima, Aclive, Acesso, Fullreggae, Gramophone e Roque Moreira, sendo que alguns retomaram suas atividades por conta do evento, isso por entenderem que a música autoral deve sempre ser valorizada.

Para mais informações sobre esses eventos ou demais atividades desenvolvidas pela gestão municipal na área da cultura, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br. As informações também estão disponíveis na página @cultura_the no Instagram.

Surto misterioso de hepatite

Fonte: internet

O Brasil está monitorando cerca de 28 casos suspeitos de hepatite aguda infantil. A doença que acometeu dezenas de crianças em vários países pode estar relacionado à infecção pelo sars-cov-2, vírus causador da covid-19. A hipótese ganhou força graças a um estudo de pesquisadores britânicos e americanos, publicado na sexta-feira. As crianças que tiveram essa hepatite não apresentam os tradicionais vírus causadores da doença, mas 72% delas têm a presença de um adenovírus chamado 41F. O estudo indica que os efeitos prolongados da covid-19 podem criar uma condição propícia no organismo infantil ao surgimento de inflamações graves provocadas pelo adenovírus. ( com informações O Globo)